O SBT iniciou esta semana com uma série de mudanças significativas em seu departamento de Jornalismo. Uma das baixas mais notáveis foi a da apresentadora Márcia Dantas, que foi dispensada na manhã desta segunda-feira (6). A decisão vem dois meses após ela ter assumido o programa “Chega Mais Notícias”, que enfrentou dificuldades em audiência, perdendo frequentemente para o “Jogo Aberto” da Band e ficando em quarto lugar no Ibope.
A emissora confirmou a notícia em uma nota oficial, afirmando que a dispensa de Márcia faz parte da reestruturação liderada pelo novo diretor de Jornalismo, Leandro Cipoloni. “Essas ações fazem parte da reestruturação pela qual o departamento de Jornalismo está passando. Não se trata de corte e sim de substituições,” diz o comunicado.
Curiosamente, uma segunda nota enviada à imprensa descreveu a saída de Márcia como sendo “em comum acordo”, uma afirmação que gerou dúvidas sobre a real natureza da decisão.
Um vídeo postado por Márcia Dantas em uma rede social pouco depois, entretanto, demonstra que as coisas não foram tão simples como o SBT quis deixar transparecer.
URGENTE: Márcia Dantas aparece chorando e diz que está muito triste após demissão. Mas grata pela sua trajetória. #PrimeiroImpacto pic.twitter.com/au7N4PHRyQ
— Brenno (@brenno__moura) January 6, 2025
Momento Delicado na Emissora
O SBT enfrenta um momento complicado em suas manhãs, especialmente após o fracasso do programa “Chega Mais Notícias”. A revista eletrônica não conseguiu conquistar o público ou atrair anunciantes, resultando em longos períodos sem intervalos comerciais.
Com a nova programação matinal, o SBT acabou fortalecendo indiretamente a Record. O “Balanço Geral Manhã” viu sua audiência crescer justamente quando a emissora de Edir Macedo era menos competitiva.
Márcia Dantas, que havia sido transferida do “Tá na Hora” no início de novembro para “Chega Mais Notícias”, foi remanejada novamente para o “Primeiro Impacto” com o fim do telejornal, um mês depois. Segundo fontes no SBT, Márcia poderá voltar à emissora caso o projeto proposto por Mauro Lissoni, diretor de programação, seja retomado no segundo semestre deste ano.
Uma Grande Transformação no Jornalismo do SBT
Além de Márcia, outras demissões estão ocorrendo no departamento de Jornalismo, afetando os principais chefes de todos os telejornais, desde o “SBT News” na madrugada até o “SBT Brasil”. Leandro Cipoloni está substituindo diversos cargos por profissionais de outras emissoras, principalmente da Record. Nomes como Caio Piccolo e Mariana Ferreira, que integravam a equipe do “Balanço Geral” e “Cidade Alerta”, respectivamente, em 2017 e 2018, foram incorporados ao SBT.
A intenção dessas mudanças é tornar o noticiário do SBT mais ágil, relevante e competitivo. “Durante seu tempo na emissora, Márcia se destacou pela competência, carisma e profissionalismo, sendo uma peça-chave na cobertura de grandes acontecimentos e no fortalecimento de nossos telejornais,” disse a emissora em nota.
Futuro Incerto para Márcia Dantas
Em novembro, ao anunciar a saída de Márcia do “Tá na Hora”, o SBT havia informado que a jornalista iria assumir um novo programa de entretenimento em 2025. No entanto, o projeto não vingou, resultando na dispensa de Márcia.
“Márcia é uma jornalista talentosa e dedicada, e desejamos todo sucesso em seus novos desafios. As portas do SBT estarão sempre abertas para ela,” concluiu a emissora.
Estas mudanças marcam um período de grande transformação no jornalismo do SBT, e os próximos meses serão decisivos para ver como essas reformulações impactarão a audiência e o desempenho da emissora.
Você precisa fazer login para comentar.