A estreia do Big Brother Brasil 25, que começou nesta segunda-feira (13), trouxe uma surpresa amarga para a Globo. Apesar das expectativas de reverter os recordes negativos na audiência da novela Mania de Você, o primeiro episódio do novo ciclo teve o pior desempenho de todas as estreias do reality show até hoje. Além disso, essa edição será a primeira sem a presença de Boninho, que apareceu em um comercial dizendo que dessa vez ia só assistir.
De acordo com dados prévios de audiência obtidos pelo TV Pop, o programa comandado por Tadeu Schmidt registrou apenas 16,7 pontos de média na Grande São Paulo entre 22h25 e 23h54. Embora tenha representado um aumento de 23% em comparação com a mesma faixa horária das quatro segundas anteriores, o índice ficou muito abaixo das estreias anteriores do Big Brother Brasil. As piores estreias até então eram do BBB 19 e do BBB 24, ambos com 22 pontos.
O BBB 25 estreou já mostrando sinais claros de rejeição dos telespectadores. No primeiro minuto de exibição, às 22h25, o reality show marcou 23,9 pontos, mas no último minuto, às 23h54, esse número caiu para 13,7 pontos, uma perda de mais de 2 milhões de telespectadores em menos de duas horas. E isso num programa que tem uma boa retenção de público.
Enquanto isso, os serviços de vídeo sob demanda, como Netflix e YouTube, tornaram-se os principais rivais do Big Brother Brasil. Os serviços medidos pelo Ibope registraram média de 12,4 pontos durante a estreia do reality show.
Já na TV aberta, a Record foi a segunda emissora mais assistida durante o horário de exibição do BBB 25, com 4,4 pontos, seguida pelo SBT, com 3,4 pontos, que exibiu o Programa do Ratinho e parte do esportivo Arena. Band, Cultura e RedeTV! completaram a lista com 0,7, 0,5 e 0,4 ponto de média, respectivamente. Os canais de TV por assinatura, juntos, marcaram 4,1 pontos.
Cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos. A expectativa agora é para os dados consolidados da audiência de estreia do BBB 25 e dos demais programas das principais emissoras, que serão divulgados no início da tarde desta terça-feira, dia 14.
Com essa estreia decepcionante, a Globo enfrenta um novo desafio para manter o público engajado e reverter os números negativos. Será interessante ver como a emissora irá ajustar a programação e as estratégias para recuperar a audiência nas próximas semanas.